
NOSSOS PROJETOS
Recuperação da Lagoa Parque São Pedro
Comunidade: São Pedro Bairro: Tarumã
Bacia Hidrográfica: Tarumã-Açu Afluente: Lago São Pedro
A antiga ocupação irregular hoje conhecida como bairro São Pedro, está localizada entre as coordenadas 60°02’16.9” de longitude oeste e 2°59’52.38” de latitude sul, na zona oeste de Manaus (Figura 3.5), a oeste da Avenida Torquato Tapajós.
O local de 888.369 m² (equivalente a 82 campos de futebol) pertencia ao ex- prefeito de Parintins Carlos Barros Silva (também conhecido como Carlinhos da Carbrás). Em virtude de possuir na época uma dívida de R$ 7 milhões de IPTU atrasado, o terreno foi desapropriado pela Prefeitura Municipal, segundo levantamento da Procuradoria Geral do Município (Mota, 2006).
Com a desapropriação, a área foi ocupada por moradores de forma desordenada, apresentando sérios problemas sócio-ambientais e o principal recurso hídrico local hoje apresenta um grau de contaminação avançado.
​
A atuação de um verdadeiro heroi ambiental, o popular Mazinho da Carbrás, transformou a situação de um trecho represado do igarapé São Pedro, um dos formadores do Igarapé Anta, removendo a poluição física (plástico, isopor, madeira, pneus, etc. e recuperando a qualidade da água em uma taxa de 90% de recuperação. O sucesso da atuação de Mazinho ocorreu praticamente sem nenhum investimento de monta, sendo fruto apenas da dedicação hercúlea dessa pessoa. Mazinho promoveu um longo período de conscientização da população local, sem o qual o sucesso não seria possível. Esse exemplo notável mostra que é possível replicar a melhoria da qualidade da água do Igarapé São Pedro em outros igarapés da bacia do Igarapé Tarumã-Açu e que essa limpeza não necessita de investimentos vultuosos. A idéia do PROJETO MANACIAIS de nossa ONG é expandir o exemplo de Mazinho nas circunvizinhanças do Parque S ao Pedro, como será detalhado no Programa de Trabalho mais adiante. Como exemplo mostraremos o trabalho que já está sendo feito pelo ambientalista conhecido popularmente como Mazinho da Carbrás no referido lago. Hoje, quase revitalizado, o Lago do Parque São Pedro já conta com algumas espécies de peixes que abastecem a população do bairro.
​




